terça-feira, 10 de março de 2009

Depressão


É fato que todos nós já usamos a expressão "estou deprimido". Porém, para algumas pessoas, isso é mais que uma simples expressão para caracterizar uma tristeza comum, depressão é uma doença - que pode e deve ser tratada.
Depressão é uma doença que afeta o humor, causando um sentimento anormal de tristeza. Homens e mulheres de qualquer faixa etária podem ser atingidos, porém mulheres são duas vezes mais afetadas que os homens.
Na depressão como doença, nem sempre sabe-se quais acontecimentos levaram a pessoa a ficar deprimida, pois suas causas são múltiplas. No transtorno depressivo o sofrimento é intenso e dura a maior parte do dia por um período de tempo. Freqüentemente o indivíduo deprimido sente-se extremamente triste, sem esperança, desanimado e abatido. Muitas pessoas com a doença negam a existência de tais sintomas, que também podem aparecer de outras maneiras como: raiva persistente, ataques de ira, tentativas constantes de culpar os outros e inúmeras dores pelo corpo (sem outras causas médicas que as justifiquem). Muitas vezes é difícil iniciar o dia, pelo desânimo e pela tristeza ao acordar, sendo assim, pode ocorrer uma perda de interesse por atividades que antes davam prazer à pessoa, como atividades recreativas, passatempos, encontros sociais e prática de esportes. Geralmente o sono e a alimentação também são alterados, podendo haver diminuição ou aumento do apetite e insônia (dificuldade para começar a dormir e/ou acordar no meio da noite ou mais cedo que o seu habitual). São comuns ainda a sensação de diminuição de energia, cansaço e fadiga (injustificáveis por algum outro problema físico).
Pensamentos que freqüentemente ocorrem às pessoas deprimidas são os de falta de valor, culpa em demasia, sentimento de fracasso (até por acontecimentos do passado), peso para as outras pessoas e inutilidade. Muitas pessoas podem ter ainda dificuldade em pensar, concentrar-se e para tomar decisões antes corriqueiras, sentindo-se incapazes de realizar tais tarefas. Esses pensamentos fazem com que a depressão seja uma das principais causas de suicídio.
Tanto para depressão leve quanto para depressão mais grave há tratamento médico, podendo ser medicamentoso, psicoterápico, ou a combinação de ambos, de acordo com a intensidade da doença e a disponibilidade dos tratamentos.

Fonte: http://www.abcdasaude.com.br/

2 comentários:

TocPatoc disse...

Adorei o texto...

De fato, é muito complicado lidar com a depressão...

E as pessoas ainda não sabem que É uma DOENÇA e precisa ser tratada...

Espero que a gente, com o TWLOHA, consiga conscientizar um pessoal...

Bjosss

* Leticia * disse...

oi gih,
ah car, adorei o texto também!
muito bem explicado e talz, otimo tema!!
como estas??!

se cuida amore
beijoss